COMO RECUPERAR AS DIFERENÇAS DO PLANO VERÃO E COLLOR (POUPANÇA)?

 

De início, o interessado saber se possuía realmente saldo em uma conta de Caderneta de Poupança.

 

Se tiver algum indício da existência dessa conta, é preciso procurar o banco respectivo e solicitar os extratos das Contas de Poupança do período de janeiro à fevereiro de 1989 (PLANO VERÃO) e março à junho de 1990 (PLANO COLLOR).

 

Muitos bancos já faliram ou foram adquiridos por outros bancos. Nesse caso, o interessado deverá fazer contato com o Banco Central do Brasil, que poderá informar qual instituição adquiriu a carteira de poupança daqueles estabelecimentos (caso encontre dificuldade, entre em contato conosco).

 

Ao apresentar o pedido ao banco, o poupador deve solicitar ao funcionário responsável, ou ao gerente, que assine uma cópia comprovando a data da sua solicitação. Se o banco tiver um serviço padronizado também poderá expedir qualquer outro documento, capaz de comprovar que houve o pedido de extratos.

 

Alguns bancos, alegam verbalmente que não têm condições de fornecer os extratos. Contudo, não fazem esta afirmação por escrito e sequer assinam a cópia do pedido de extratos. Nesse caso, a solicitação dos extratos, deve ser enviada ao banco pela via dos cartórios de títulos e documentos, e o interessado deverá postular judicialmente a exibição destes documentos. Nessa hipótese, o juiz estabelecerá um prazo para que o banco forneça os extratos sob pena de multa diária em favor do poupador.

 

Obs: Ter em mãos o endereço e o número do CNPJ da agência bancária onde possuía a conta poupança.

 

Em caso de dúvidas, favor contactar nosso parceiro jurídico pelo link FALE CONOSCO OU PELOS TELEFONES (0XX11) 6601-3225 ou (0XX11) 6605-4627.

 

 

 

Copyright 2008 - Todos os direitos reservados

Rua da Mooca, 3514 - Mooca - Térreo- CEP 03165-000 - São Paulo /SP - Sede Própria

Telefone: (0x11) 2601-3225 / 2605-4627